Whokshop marca o encerramento da primeira fase do Projeto Logos e apresenta peças de comunicação sobre engajamento de pesquisas em tuberculose
Um seminário de apresentação de resultados, troca de conhecimentos sobre pesquisa e lançamento de uma revista e um vídeo memória marcaram a finalização da primeira fase do Projeto Logos que desenvolveu, durante um ano, ações de aproximação da sociedade civil com o tema de pesquisas em tuberculose no Brasil. Ativistas, pesquisadores, gestores e interessados na temática participaram da atividade, que ocorreu na tarde de segunda-feira, 5/9, no Instituto Clemente Ferreira, em São Paulo (SP).
A Atividade iniciou com a apresentação da pesquisa “Da pesquisa a implantação: IGRA no estado de São Paulo”, coordenada pela pesquisadora Érica Chimara do Instituto Adolfo Lutz. Posteriormente cada área do projeto (Comunicação, Educação e Mobilização Social) apresentou os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos nesta primeira fase.
Na última parte foi apresentada a revista elaborada, com reflexões, indicações e informações sobre os temas desenvolvidos pelo projeto e o vídeo memória de 24 minutos destinado a divulgar as ações e servir de subsídio para a formação e debate da sociedade civil no tema. No material podem ser encontrados detalhamento das ações desenvolvidas nos eixos de comunicação, educação e mobilização social, indicação de subsídios para formação da sociedade civil e outros tópicos relacionados. O diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS), Gérson Pereira, e o coordenador da unidade de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde do escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, Miguel Aragón López são entrevistados sobre a importância da participação comunitária no engajamento de pesquisas e o olhar da sociedade civil sobre este temática.
A presidente da REDE-TB, Ethel Maciel, destacou a iniciativa e afirmou a necessidade de ampliar a relação com a sociedade civil em busca de maior sintonia junto a comunidades e pesquisas. O representante da OPAS, Kleydson Alves citou o Projeto Logos como modelo a ser apresentado em outros países trazendo a realidade das comunidades para o controle social em pesquisas. O coordenador do CCAP TB Brasil, José Carlos Veloso, destacou as parcerias realizadas e afirmou que o Logos provocou uma nova frente de ativismo
O Projeto Logos- Mobilização Social e Advocacy em Pesquisas de Tuberculose, é uma iniciativa do Comitê Comunitário de Acompanhamento em Pesquisas de Tuberculose (CCAP TB BR), com o apoio da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose REDE-TB e financiamento da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Os materiais criados podem ser acessados em: http://www.ccaptbbrasil.net/