Sobre o CCAP TB

Comitê Comunitário de Acompanhamento de Pesquisas em Tuberculose no Brasil

O CCAP TB Brasil é um comitê de caráter consultivo, de informação e de acompanhamento formado por representantes da sociedade civil. Sendo uma instância independente, seus membros são voluntários e possuem autonomia para definir o funcionamento do comitê.

O CCAP TB Brasil tem como missão ampliar o envolvimento da sociedade civil nas pesquisas em tuberculose (TB), mobilizando o poder público e as lideranças comunitárias no que se refere ao desenvolvimento de políticas e incorporação de tecnologias relevantes no cuidado a pessoas acometidas pela TB e contribuindo para efetivação das políticas públicas em saúde no SUS. O CCAP TB BRASIL não pretende substituir outras iniciativas específicas ligadas a qualquer instituição ou pesquisa, mas busca promover uma cultura de acompanhamento comunitário em pesquisa e participação de ativistas no processo de tomadas de decisões de políticas públicas em TB no Brasil.

São áreas de interesse do CCAP TB Brasil as Biomédicas (de pesquisa básica, diagnósticos, medicamentos, vacinas) e as diferentes áreas das Ciências Sociais, incluindo os temas relativos aos direitos humanos, à cidadania e da transversalidade das temáticas de TB.

Composição do CCAP TB Brasil

- Antônio Ernandes Marques Costa (PA)
- Carla Patrícia G. Almeida (RS) **
- Ézio Távora dos Santos Filho (RJ) *
- Fabio Correia Costa (PE)
- Giselle Israel (RJ) *
- José Carlos Veloso Pereira da Silva (SP) **
- Juliana Reiche (RJ)
- Liandro Lindner (SP) *
- Marcela Haupt Bessil (RS)
- Marcos Moreira Leite (RJ)
- Neide Gravato da Silva (SP)
- Raimunda Hermelinda Maia Macena (CE)
- Comitê Diretivo * | Coordenadores **



Faça download de nossos materiais:

Membros CCAP TB Brasil

Composição do CCAP TB Brasil

...
Fabio Correia Costa
Tec. Contabilidade; Educador Social em Saúde Preventiva; Coordenador do Ministério de Ação Social da Igreja Batista do Monteiro; Coordenação Executiva do Comitê Pernambucano de Combate a Tuberculose; Membro do Comitê Gestor Nacional de Combate a Tuberculose; Ativista Membro do Comitê Comunitário de Acompanhamento em Pesquisa de Tuberculose do Brasil.


...
Giselle Israel
Médica Sanitarista. Atuação na(s) área(s) saúde pública / saúde coletiva, com foco em: vulnerabilidades sociais; gênero; raça/cor; população em situação de rua; interface com pessoas vivendo com HIV e/ou TB. Atenção Primária. Acompanhamento Comunitário de Pesquisas em Tuberculose e/ou HIV. Regulação do Acesso à Assistência Ambulatorial e Hospitalar. Médica de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Comunitário Internacional de Pesquisas em Tuberculose – Global TB CAB.


...
José Carlos Veloso Pereira da Silva
Assistente Social pela PUC/SP, mestre em saúde coletiva pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Membro do GAPA/SP de 1992-2011, consultor técnico do Programa Nacional de Controle da Tuberculose Ministério da Saúde de 2011- 2014, professor da Universidade Santo Amaro (UNISA) de 2015-2019, apoiador bolsista da UFRN projeto sífilis não, membro do Comitê Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo e Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose. Coordenador do Comitê Comunitário de Pesquisa em Tuberculose Brasil.


...
Juliana Reiche
Graduação em Serviço Social (UVA); Pós-Graduada em Responsabilidade Social e Gestão Estratégica de Projetos Sociais (UVA). Trabalha no CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde como Assistente de Projetos. Desenvolve atividades de Assessoria a Grupos, Associações e Movimentos Sociais, Co-facilitação de curso de elaboração e gestão de projetos sociais para aplicação da metodologia institucional do projeto; Pesquisa de campo, mobilização social; grupos focais e facilitação de oficinas. Faz parte do Colegiado do Fórum de ONGS AIDS do Estado do Rio de Janeiro e do Colegiado do Fórum de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro; Conselheira Distrital de Saúde da AP 1.0, representando o CEDAPS.
...
Liandro Lindner
Jornalista e professor universitário, natural de Porto Alegre (RS), coordenou o Projeto Arpão: Comunicação, Prevenção e Participação junto ao sistema penitenciário gaúcho durante dois anos. Fez parte do GAPA/RS durante dez anos atuando nas áreas de comunicação e controle social, representando a instituição no Conselho Estadual de Saúde. Coordenou a área de comunicação e mobilização social do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. É Mestre em Comunicação e Informação em Saúde estudando a construção social da tuberculose na mídia. Em 2016 recebeu o título de Doutor em Ciência, pela tese de doutorado defendida na Faculdade de Saúde Pública da USP, sobre TB em população em situação de rua. É membro da coordenação colegiada da Parceria Brasileira contra TB , coordenador da área de Pop Rua da Rede TB e do CCAP desde sua criação.
...
Marcos Moreira
Formação Administração , trabalho atual maquiador visagista. Ativista LGBT desde início anos 90, ativista em Hiv/Aids por idealismo e identidade pois faço parte da população afetada. Conselheiro LGBT estado do Rio de Janeiro
...
Neide Gravato da Silva
Assistente Social, especialista em Psicopatologia, Sanitarista. Doutora em Saúde Coletiva UNIFESP-SP, atuou 30 anos do Programa de Aids de Santos- SP, atuou como pesquisadora na FIOCRUZ, Fundação Faculdade de Medicina da USP, Universidade da Califórnia, CDC Atlanta, Moçambique e Angola, Conselheira da Rede Paulista de TB, membro do Comite Metropolitano de TB da Costa da Mata Atlântica, Apoiadora do Projeto Sífilis Não UFRN/MS
...
Raimunda Hermelinda Maia Macena
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza, doutorado em Ciências Médicas e pós-doutorado em saúde coletiva pela Universidade Federal do Ceará. Docente associado I da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em promoção da saúde junto a populações vulneráveis e pesquisa, tendo atuado nas questões de HIV e Tb junto a população prisional, adolescentes em conflito com a lei, dentre outros públicos.
#ENGAJAMENTOCOMUNITÁRIO
CCAP TB Brasil © 2022. Todos os direitos reservados.